Como Aprender Japonês Sozinho
LIVROSCURSOSCULTURA
Marcio Baião
7/28/2024
Começando a estudar japonês
Como criador de conteúdo que fala sobre videogames, animes e mangás históricos e muitas vezes obscuros, é lógico que eu não chegaria a lugar nenhum desprezando o aprendizado da língua japonesa.
Frequentemente, meu público me pergunta sobre a perceptível evolução que apresento nos estudos da língua japonesa. As perguntas seguem quase sempre o mesmo padrão:
“como aprender japonês do zero?”, “como aprender japonês sozinho?” e principalmente “como aprender japonês de graça?”.
Bom, de graça e sem nenhum apoio, o caminho é bem mais difícil. Basicamente, na marra e usando a versão gratuita do Duolingo, você consegue (não é fácil, mas consegue); porém, o aprendizado de japonês no Duolingo está disponível apenas em inglês. Isso significa que, sem uma base em inglês, o que já era difícil vai se tornar uma tarefa ainda mais tortuosa.
Acredito que, com um investimento menor e maior esforço, você consiga ao menos ter uma ideia se realmente quer gastar um pouco mais na difícil tarefa de aprender um idioma tão antigo sozinho em casa. Então? Preciso falar um pouco sobre livros.
Sim! Além de cursos tradicionais, você pode aprender novos idiomas através da leitura. E aprender japonês com livros está longe de ser impossível. Então, ao antes de investir pesado em um curso de japonês, venha comigo conhecer alguns livros que podem te ajudar nessa caminhada, que é realmente difícil para um ocidental sem nenhum conhecimento da língua japonesa.
Livros Para Aprender Japonês
Vamos começar com um livro introdutório, projetado para ajudar os iniciantes a desenvolver as habilidades necessárias para se comunicar em japonês no dia a dia.
Eriko Sato apresenta os fundamentos da gramática japonesa, desde os sistemas de escrita hiragana, katakana e kanji, até exemplos de frases e diálogos.
Com uma abordagem prática e fácil de seguir, “Japonês Para Leigos” entrega categorias importantes como a pronúncia, gramática básica, vocabulário e expressões cotidianas. Um excelente toque é que o livro vem com um CD de áudio que ajuda muito com a pronúncia e escuta do idioma.
Uma excelente opção para quem deseja aprender japonês do zero.
Bom... Temos aqui um guia prático que vai te ajudar a se comunicar efetivamente em japonês.
O livro oferece uma ampla variedade de frases e expressões úteis para situações cotidianas, desde apresentações e diálogos curtos até compras e viagens.
Gosto da abordagem direta e objetiva, que deixa claro que o livro foi projetado para ser um recurso de consulta rápida. Ele é organizado em seções temáticas e nos fornece frases em japonês com a transcrição fonética para o alfabeto latino.
É um livro para estar sempre com você. Como bônus, recebemos dicas culturais e aprendemos a não passar vexame, com informações úteis sobre etiqueta japonesa.
Acredito que você já deva saber disso, mas kanji é o nome do sistema de escrita mais usado na língua japonesa.
O problema é que, para nós, ocidentais falantes de português sem contato com línguas orientais, ele pode realmente parecer muito complexo. "Kanji: Imaginar para Aprender" é essencial para ajudar os estudantes a aprender e memorizar os tipos de kanjis de forma eficaz, e eu diria até divertida.
O livro apresenta uma metodologia didática e progressiva, ensinando a identificar os componentes básicos dos kanjis e associá-los a imagens para facilitar a memorização e aprendizado dos caracteres. Dessa forma, aprendemos japonês de maneira semelhante a como aprendemos nosso próprio idioma quando crianças.
Admita, isso é muito da hora!
Sim… aprender japonês pode parecer uma tarefa realmente desafiadora, mas com o método certo, essa jornada pode se tornar muito mais simples e eficiente.
Talvez você não me conheça e tenha caído aqui de paraquedas, mas é assim que eu sou. Não estou dizendo que sou um santo ou exemplo de moral e honestidade, sou apenas orgulhoso demais para indicar algo que vá gerar cobranças a minha pessoa por ter prejudicado alguém.
Então... Não vou te enganar… Realmente requer esforço e dedicação. E livro ou curso nenhum pode ser seu único momento de aprendizado. Mas se você, assim como eu, decidiu que não queria mais continuar sem saber falar japonês, então, meu amigo, espero ter ajudado.
Sinceramente, te desejo bons estudos e que você não desista.
O caminho é longo, mas aprender japonês é algo realmente maravilhoso!
Marcio Baião
@Baionder
Roteirista e criador de conteúdo duvidoso: Jogos antigos, experiências pessoais e amoralidades no Pior Canal do Mundo. Filmes, animes, livros, música e o mais completo desrespeito no canal Cerveja Barata.